quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Oficina: MATEMÁTICA E MÚSICA




No dia 12 de setembro de 2016 foi realizada uma oficina ministrada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que teve como tema: “MATEMÁTICA E MÚSICA”. A atividade que deu fundamento a este trabalho foi realizada na instituição de ensino E.E.F.M D.r João Ribeiro Ramos que é da rede pública e situada na cidade de Sobral, com uma turma do EJA I(Educação de Jovens e Adultos) que continha 25 alunos
No primeiro momento foi feita a revisão de um conteúdo já estudado por eles, a “Área das Figuras Planas”, onde os bolsistas explanaram todo o conteúdo, fazendo o uso de recursos materiais como, pincel e quadro branco. Em seguida foi apresentada a uma paródia que os auxiliaria na fixação do assunto estudado naquele momento. Esta paródia foi criada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o intuito de dinamizar a atividade e quebrar um pouco o preconceito que os alunos têm de que só pode ser estudada de uma maneira, fazendo cálculos em uma folha de papel, e para finalizar houve uma gincana com resolução de exercícios na qual foi perceptível o envolvimento e participação dos alunos.

1° Momento: Explanação do Conteúdo.
Foto: Vaniele Alves

Foto: Vaniele Alves





Foto: Vaniele Alves




  2° Momento:  Apresentação da paródia e execução da mesma.                                                                 
Foto: Vaniele Alves
Foto: Silvia Portela






 3° momento: Realização da gincana de resolução de questões.


Fonte: Ramon firmo

Fonte: Ramon Firmo

Um dos objetivos dessa Oficina era, desenvolver e trabalhar a habilidade, a criatividade, a concentração e o raciocínio dos alunos e com isso ajuda-los a superar algumas dificuldades nos conteúdos matemáticos através da música.    Tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e prazerosas.








Um comentário: