quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PRIMEIRO ENCONTRO DA OFICINA: DERIVADAS NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 2° GRAU

No dia 13 de setembro aconteceu o primeiro encontro da OFICINA: DERIVADAS NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 2° GRAU sendo realizada no laboratório de informática da escola e com a finalidade de revisar sobre funções de 1° e 2° graus. O encontro deu-se início com uma revisão sobre função do primeiro grau com enfoque na construção do gráfico através de exemplos utilizando quadro branco e pincel. Basicamente foi revisada a forma geral da função de 1° grau, o significado dos coeficientes na construção do gráfico, como determinar o zero da função e o esboço do gráfico no plano cartesiano atribuindo valores as variáveis. 

Foto: Cleone Neres
Continuando com a oficina foi usada a mesma metodologia para revisar função do segundo grau esboçando o seu gráfico atribuindo valores as variáveis, determinando-se os zeros e o ponto de máximo ou mínimo da parábola por meio de fórmulas já conhecidas pelos estudantes. Finalizou-se este primeiro momento com um teste sobre o que foi apresentado.

Foto: Ramon Firmo
Com a realização do primeiro pode-se constatar que os estudantes tinham conhecimento sobre os conteúdos, isso ficou claro pela participação durante a oficina e na resolução das atividades propostas. 

Foto: Ramon Firmo

Assim sendo, pode-se pensar na realização do segundo encontro, pois,  uma preocupação que se teve quando a este foi em apresentar uma ideia conceitual sobre derivadas, apresentar as derivadas primeira e segunda, bem como os seus respectivos testes que apresentam informações sobre o comportamento do gráfico da função e, todos essas informações de uma maneira bem simples, clara e objetiva visando o entendimento por parte dos estudantes. Essa preocupação se deu justamente por que, como estudantes de curso de licenciatura em Matemática, os bolsistas tem a consciência de que, dependendo da maneira que seja apresentada, a derivada e suas aplicações, ao invés de acrescentar ao conhecimento que o estudante já possui pode gerar conflitos sendo prejudicial na aprendizagem e isso vai na contramão dos objetivos da oficina. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário