No
dia 13 de setembro aconteceu o primeiro encontro da OFICINA: DERIVADAS NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 2° GRAU sendo realizada no
laboratório de informática da escola e com a finalidade de revisar sobre funções de 1° e 2° graus. O encontro deu-se início com uma
revisão sobre função do primeiro grau com enfoque na construção do gráfico
através de exemplos utilizando quadro branco e pincel. Basicamente foi revisada
a forma geral da função de 1° grau, o significado dos coeficientes na
construção do gráfico, como determinar o zero da função e o esboço do gráfico
no plano cartesiano atribuindo valores as variáveis.
Foto: Cleone Neres |
Continuando com a oficina
foi usada a mesma metodologia para revisar função do segundo grau esboçando o
seu gráfico atribuindo valores as variáveis, determinando-se os zeros e o ponto
de máximo ou mínimo da parábola por meio de fórmulas já conhecidas pelos
estudantes. Finalizou-se este primeiro momento com um teste sobre o que foi
apresentado.
Foto: Ramon Firmo |
Com a realização do primeiro pode-se constatar
que os estudantes tinham conhecimento sobre os conteúdos, isso ficou claro pela
participação durante a oficina e na resolução das atividades propostas.
Foto: Ramon Firmo |
Assim sendo,
pode-se pensar na realização do segundo encontro, pois, uma preocupação que se teve quando a este foi
em apresentar uma ideia conceitual sobre derivadas, apresentar as derivadas
primeira e segunda, bem como os seus respectivos testes que apresentam
informações sobre o comportamento do gráfico da função e, todos essas
informações de uma maneira bem simples, clara e objetiva visando o entendimento
por parte dos estudantes. Essa preocupação se deu justamente por que, como
estudantes de curso de licenciatura em Matemática, os bolsistas tem a
consciência de que, dependendo da maneira que seja apresentada, a derivada e
suas aplicações, ao invés de acrescentar ao conhecimento que o estudante já
possui pode gerar conflitos sendo prejudicial na aprendizagem e isso vai na contramão dos objetivos da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário