sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Aplicação da oficina "O Ensino de Multiplicação de Matrizes Através da Conta de Energia Elétrica"

Na manhã do dia 15 de setembro de 2016 os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID- aplicaram a primeira parte  da oficina O Ensino de Multiplicação de Matrizes Através da Conta de Energia Elétrica, com alunos do 1º ano do ensino médio da escola Dr. João Ribeiro Ramos.

Na oportunidade estiveram presentes os universitários Ramon Firmo  (idealizador da oficina), Cleone Neres, Deyse Linhares e Vaniele Alves. Estes estavam sendo supervisionados pela professora Sílvia Portela.

Esta primeira parte da oficina serviu para apresentar para os alunos alguns conceitos básicos sobre matrizes. De início, o bolsista Ramon Firmo definiu o significado de matrizes, dando exemplos abstratos, matematicamente falando e, logo após, alguns exemplos mais concretos no que diz respeito ao dia a dia dos alunos. Exemplos como tabelas de jogos do brasileirão, listas de compras, planilhas eletrônicas e fotos da própria sala de aula foram apresentados. Este último serviu para que os alunos interagissem um pouco na hora da explicação.

Foto: Cleone Neres


Em seguida, o bolsista Cleone Neres apresentou alguns tipos de matrizes que podem ser vistas quando do estudo álgebra matricial. Tais tipos foram os seguintes: matriz quadrada, matriz linha, matriz coluna, matriz diagonal e matriz identidade.

Foto: Sílvia Portela

Logo após, iniciando o conceito de operações com matrizes, a bolsistas Vaniele Alves mostrou aos alunos se faz a adição de matrizes. A explanação integrou algumas explicações que sugerem a possibilidade da existência de soma de matrizes. O momento serviu para que os alunos tivessem consciência de que só seria possível somar matrizes caso as mesmas fossem de mesma ordem.
Foto: Cleone Neres

A bolsista Deyse Linhares discorreu sobre a subtração de matrizes. Assim como a bolsista anterior, ela explicou sobre em quais condições é possível que se faça a subtração de matrizes.

Foto: Sílvia Portela

Terminadas as explicações, foi aplicado um teste com os alunos para comprovar se realmente eles haviam compreendido o que fora repassado naquela manhã. 
Foto: Sílvia Portela

Foto: Sílvia Portela


Em uma próxima oportunidade, os alunos participarão de um segundo encontro da mesma oficina para aprenderem, de forma intuitiva, como calcular o produto de matrizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário