Na manhã do dia 22 de setembro os bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID- da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA- estiveram na escola de ensino médio Dr. João Ribeiro Ramos para a segunda, e última, aplicação da oficina O
Ensino de Multiplicação de Matrizes Através da Conta de Energia Elétrica.
Na oportunidade estiveram presentes os universitários Cleone Neres, Caroline Lopes, Ramon Firmo e Vaniele Alves. Estes estavam sendo supervisionados pela professora Sílvia Portela.
A segunda parte da oficina se iniciou com a aplicação de um trabalho direcionado-TD aos 32 alunos presentes na sala. Esta aplicação se deu com o objetivo de fazer com que os alunos respondessem, intuitivamente, um exercício que retratava uma situação do dia a dia deles. No caso, a situação em questão era a fatura de energia elétrica. Abaixo é possível ter acesso as questões da situação aplicadas aos alunos.
Foto: Gerada pelo Photoscape |
A situação acima serviu para que os alunos tentassem aplicar os conhecimentos que já possuíam e, assim, intuitivamente resolvessem um problema que envolvia multiplicação de matrizes. Foi dado um tempo para que os discentes resolvessem o TD e logo após foi recebido para uma posterior análise do que eles conseguiram fazer. Logo após a entrega, foi feito um rápido comentário sobre aquela situação e depois foi feita a formalização do conceito de multiplicação de matrizes. No momento da formalização do conceito ficou claro que muitos alunos conseguiram compreender o que estava sendo repassado. Logo após a formalização foi solicitado aos alunos que eles respondem outro TD que envolvia questões de adição , subtração e multiplicação de matrizes (as duas primeiras foram vistas na primeira aplicação da oficina).
Foto: Cleone Neres |
Foto: Cleone Neres |
Durante a resolução do segundo TD foi percebido que alguns alunos ainda cometiam erros em situações básicas da matemática. Com relação ao aprendizado do conteúdo multiplicação de matrizes, percebeu-se que aqueles que realmente se dedicaram e prestaram atenção nas explanações conseguiram entender e resolver as questões. Por esse motivo pode-se dizer que a oficina foi exitosa, afinal de contas o objetivo, que era lançar o conteúdo a maioria possível de alunos, foi conseguido.
Quantos alunos participaram da atividade?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir