sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Aplicação da Oficina “Explorando a Matemática nos Impostos com o auxílio da Conta de Energia”

Na noite do dia 15 de setembro de 2016, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Subprojeto de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuantes na Escola de Ensino Médio Doutor João Ribeiro Ramos, aplicaram o projeto intitulado “Explorando a Matemática nos Impostos com o auxílio da Conta de Energia”, onde buscou-se demonstrar a presença dos impostos em situações triviais do cotidiano e suas enormes influências no que diz respeito ao mercado econômico.
Foto: Sílvia Portela

A oficina foi desenvolvida em sete etapas, descritas da seguinte forma:

De início a bolsista Vaniele explicou o que são os impostos e após isso mostrou-se um pequeno vídeo ilustrando a ideia geral de imposto; 
2º período: os alunos foram pedidos para analisarem a conta de energia e dizerem o que sabiam sobre ela, gerando um momento de reflexão inicial. Aqui foram analisados vários aspectos, dentre eles o número do cliente, o vencimento, o período de referência, a localização, o faturamento, observações e a leitura;


Foto: Sívia Portela

3º período: o bolsista Ramon explanou um pouco sobre o que é quilowatt-hora (kwh); 
Cleone ficou com o 4° período e falou sobre o consumo de cada aparelho e como é feito o cálculo para se chegar ao valor gasto em reais por cada aparelho;

Deyse ficou com o 5° e 6° período, expondo e explicando como é feito o cálculo do valor total a ser pago em reais da conta de energia, utilizando uma com residência de baixa renda e outra com residência normal para mostrar a diferença existente entre elas e por fim, comentou-se sobre os impostos que os brasileiros pagam e foi mostrado a diferença que eles acarretam, caso não existissem nas contas de energia e nas contas em geral;


Foto: Sívia Portela
Foto: Sívia Portela
Foto: Sívia Portela

No 7º e último momento foi aplicado um exercício de aprendizagem. Os alunos receberam uma conta de energia e tinham que calcular o valor a ser pago por ela, acrescidas de questões subjetivas, para que assim, fosse possível fazer uma interpretação da importância que é saber sobre os impostos e o quanto a matemática está presente nisso.


Foto: Sívia Portela

Barbosa (p.3, 2004) afirma que há: 

“[...] a necessidade da matemática incluir situações com referências na realidade. [...] atividades dessa natureza geram a possibilidade dos alunos se envolverem nas discussões sobre o papel da matemática na sociedade”.

Um comentário:

  1. O que exatamente se quer dizer com sete intervalos? Sete etapas? Ou o projeto foi desenvolvido somente nos intervalos das aulas?

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