quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SEGUNDO ENCONTRO DA OFICINA DERIVADAS NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 2° GRAU

O segundo da encontro da OFICINA: DERIVADAS NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 2° GRAU aconteceu do dia 20 setembro e, para a realização deste, foi disponibilizado uma sala de aula onde a lousa era maior e assim, mais favorável à utilização pelos bolsistas. Teve início com a conceituação de derivada como sendo uma função obtida a partir de outra. Em seguida, foi mostrado como calcular as derivadas primeira e segunda da função polinomial do 2° grau em sua forma geral. Dando continuidade, foi passado na lousa os enunciados do teste da derivada segunda e sua utilidade na determinação da concavidade da parábola, e ainda, o teste da derivada primeira e a sua utilização para determinação do ponto de máximo ou ponto de mínimo.


Foto: Ramon Firmo
 Por fim, os alunos tiveram como atividade um exercício onde deveriam construir gráficos de funções utilizando as técnicas apresentadas. Para isto, dividiu-se a turma em três equipes de três estudantes para que os mesmos pudessem debater e trabalhar em grupo na resolução. 

Foto: Ramon Firmo

3 comentários:

  1. Quais outras funções foram usadas para construção de gráficos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No primeiro encontro foi revisado sobre função do primeiro e segundo grau com ênfase na construção dos gráficos, já no segundo encontro, apenas a construção do gráfico da função do segundo grau utilizando derivadas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir