sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Aplicação da oficina "O Ensino de Multiplicação de Matrizes Através da Conta de Energia Elétrica"

Na manhã do dia 15 de setembro de 2016 os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID- aplicaram a primeira parte  da oficina O Ensino de Multiplicação de Matrizes Através da Conta de Energia Elétrica, com alunos do 1º ano do ensino médio da escola Dr. João Ribeiro Ramos.

Na oportunidade estiveram presentes os universitários Ramon Firmo  (idealizador da oficina), Cleone Neres, Deyse Linhares e Vaniele Alves. Estes estavam sendo supervisionados pela professora Sílvia Portela.

Esta primeira parte da oficina serviu para apresentar para os alunos alguns conceitos básicos sobre matrizes. De início, o bolsista Ramon Firmo definiu o significado de matrizes, dando exemplos abstratos, matematicamente falando e, logo após, alguns exemplos mais concretos no que diz respeito ao dia a dia dos alunos. Exemplos como tabelas de jogos do brasileirão, listas de compras, planilhas eletrônicas e fotos da própria sala de aula foram apresentados. Este último serviu para que os alunos interagissem um pouco na hora da explicação.

Foto: Cleone Neres


Em seguida, o bolsista Cleone Neres apresentou alguns tipos de matrizes que podem ser vistas quando do estudo álgebra matricial. Tais tipos foram os seguintes: matriz quadrada, matriz linha, matriz coluna, matriz diagonal e matriz identidade.

Foto: Sílvia Portela

Logo após, iniciando o conceito de operações com matrizes, a bolsistas Vaniele Alves mostrou aos alunos se faz a adição de matrizes. A explanação integrou algumas explicações que sugerem a possibilidade da existência de soma de matrizes. O momento serviu para que os alunos tivessem consciência de que só seria possível somar matrizes caso as mesmas fossem de mesma ordem.
Foto: Cleone Neres

A bolsista Deyse Linhares discorreu sobre a subtração de matrizes. Assim como a bolsista anterior, ela explicou sobre em quais condições é possível que se faça a subtração de matrizes.

Foto: Sílvia Portela

Terminadas as explicações, foi aplicado um teste com os alunos para comprovar se realmente eles haviam compreendido o que fora repassado naquela manhã. 
Foto: Sílvia Portela

Foto: Sílvia Portela


Em uma próxima oportunidade, os alunos participarão de um segundo encontro da mesma oficina para aprenderem, de forma intuitiva, como calcular o produto de matrizes. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PRIMEIRO ENCONTRO DA OFICINA: DERIVADAS NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 2° GRAU

No dia 13 de setembro aconteceu o primeiro encontro da OFICINA: DERIVADAS NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO DO 2° GRAU sendo realizada no laboratório de informática da escola e com a finalidade de revisar sobre funções de 1° e 2° graus. O encontro deu-se início com uma revisão sobre função do primeiro grau com enfoque na construção do gráfico através de exemplos utilizando quadro branco e pincel. Basicamente foi revisada a forma geral da função de 1° grau, o significado dos coeficientes na construção do gráfico, como determinar o zero da função e o esboço do gráfico no plano cartesiano atribuindo valores as variáveis. 

Foto: Cleone Neres
Continuando com a oficina foi usada a mesma metodologia para revisar função do segundo grau esboçando o seu gráfico atribuindo valores as variáveis, determinando-se os zeros e o ponto de máximo ou mínimo da parábola por meio de fórmulas já conhecidas pelos estudantes. Finalizou-se este primeiro momento com um teste sobre o que foi apresentado.

Foto: Ramon Firmo
Com a realização do primeiro pode-se constatar que os estudantes tinham conhecimento sobre os conteúdos, isso ficou claro pela participação durante a oficina e na resolução das atividades propostas. 

Foto: Ramon Firmo

Assim sendo, pode-se pensar na realização do segundo encontro, pois,  uma preocupação que se teve quando a este foi em apresentar uma ideia conceitual sobre derivadas, apresentar as derivadas primeira e segunda, bem como os seus respectivos testes que apresentam informações sobre o comportamento do gráfico da função e, todos essas informações de uma maneira bem simples, clara e objetiva visando o entendimento por parte dos estudantes. Essa preocupação se deu justamente por que, como estudantes de curso de licenciatura em Matemática, os bolsistas tem a consciência de que, dependendo da maneira que seja apresentada, a derivada e suas aplicações, ao invés de acrescentar ao conhecimento que o estudante já possui pode gerar conflitos sendo prejudicial na aprendizagem e isso vai na contramão dos objetivos da oficina. 


Oficina: MATEMÁTICA E MÚSICA




No dia 12 de setembro de 2016 foi realizada uma oficina ministrada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que teve como tema: “MATEMÁTICA E MÚSICA”. A atividade que deu fundamento a este trabalho foi realizada na instituição de ensino E.E.F.M D.r João Ribeiro Ramos que é da rede pública e situada na cidade de Sobral, com uma turma do EJA I(Educação de Jovens e Adultos) que continha 25 alunos
No primeiro momento foi feita a revisão de um conteúdo já estudado por eles, a “Área das Figuras Planas”, onde os bolsistas explanaram todo o conteúdo, fazendo o uso de recursos materiais como, pincel e quadro branco. Em seguida foi apresentada a uma paródia que os auxiliaria na fixação do assunto estudado naquele momento. Esta paródia foi criada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o intuito de dinamizar a atividade e quebrar um pouco o preconceito que os alunos têm de que só pode ser estudada de uma maneira, fazendo cálculos em uma folha de papel, e para finalizar houve uma gincana com resolução de exercícios na qual foi perceptível o envolvimento e participação dos alunos.

1° Momento: Explanação do Conteúdo.
Foto: Vaniele Alves

Foto: Vaniele Alves





Foto: Vaniele Alves




  2° Momento:  Apresentação da paródia e execução da mesma.                                                                 
Foto: Vaniele Alves
Foto: Silvia Portela






 3° momento: Realização da gincana de resolução de questões.


Fonte: Ramon firmo

Fonte: Ramon Firmo

Um dos objetivos dessa Oficina era, desenvolver e trabalhar a habilidade, a criatividade, a concentração e o raciocínio dos alunos e com isso ajuda-los a superar algumas dificuldades nos conteúdos matemáticos através da música.    Tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e prazerosas.