quarta-feira, 31 de agosto de 2016

I OPMAT - III Encontro: Batalha Naval do Círculo Trigonométrico.

Na tarde do dia 18 de agosto de 2016, aconteceu no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) o terceiro encontro da primeira Oficina Pedagógica de Matemática (I OPMAT), o evento foi organizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sinhá Saboia, localizado na cidade de Sobral - CE.
Na ocasião, estavam alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), bem como, outros bolsistas do PIBID. O momento foi marcado pela apresentação da oficina "BATALHA NAVAL NO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO", que tem como objetivo a utilização de conceitos já aprendidos, como é o caso da trigonometria, feito de maneira lúdica, o que possibilita que o processo de ensino e aprendizagem seja mais atrativo e dinâmico. 
Foto: Márcio Nascimento

De início, foi apresentado o conceito do jogo, que na verdade é uma adaptação do jogo batalha naval, considerando algumas de suas implicações, em seguida foi instruído que cada participante da oficina desenvolvesse seu próprio tabuleiro. Após, esse instante, foram expostos as regras do jogo, o que ocasionou no entendimento e o tão esperado momento de jogar.
Foto: Márcio Nascimento


Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento
Foi uma ocasião de grande aprendizagem, aliado com um ambiente favorável e descontraído, onde foi possível mostra que a Matemática é uma ciência linda, diferente do que muitos pensam a respeito da mesma. E ainda, foi possível gerar um círculo que proporcionou a troca de experiências.

No vídeo abaixo você poderá saber um pouco mais sobre a oficina "BATALHA NAVAL NO CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário