quinta-feira, 31 de março de 2016

Reunião Mensal do Subprojeto Matemática

Neste dia 31 de Março de 2016, teve a reunião presencial com toda a equipe do Subprojeto de Matemática, com a pauta de que as equipes mostrariam suas atividades do mês de março e além disso, divulgar como as equipes estavam se saindo com o material didático inovador. Primeiro propiciou-se uma discussão, onde cada equipe de cada escola divulgou suas atividades, após esse momento as equipes foram à frente e divulgaram por meio de apresentação no computador o que estavam fazendo com seus respectivos materiais didáticos inovadores.

Para finalizar a reunião, entrou em discussão a equipe do subprojeto sobre como iria ser realizado o Dia da Matemática que é realizado no dia 6 de Maio, mas por termos uma vontade de inovar esse dia, fazer um momento diferente para as escolas, mostrar para os alunos uma matemática divertida e que os ponha em estado de curiosidade, que mude um pouco essa visão do aluno de que a matemática é um "bicho papão".





 Fotos de Lucas Ferreira




 Fotos de Lucas Ferreira









 Fotos de Lucas Ferreira




Fotos de Lucas Ferreira

quarta-feira, 23 de março de 2016

I Encontro da Aplicação da Oficina na turma do 2° Ano A.

No dia 22 de Março de 2016, Foi feita a Aplicação da Oficina sobre o Material Didático Inovador "Plano de Funções", no turno da manhã, na turma do 2° ano A da Escola D.r João Ribeiro Ramos pelos bolsistas Ramon Firmo, Cleone Neres, Lucas Nóbrega e Vaniele Alves, Participantes do Programa Institucional De Bolsa de Iniciação a Docência -(PIBID).
Para a realização desta Oficina foi falado com um dos professores matemática da escola para que o mesmo cedesse um espaço em sua aula, para que esta oficina ocorresse, O docente que nos deu a oportunidade foi o S.r Antônio Luiz.
No primeiro encontro com esta turma, foi trabalhado um pouco do conteúdo de Geometria Analítica fazendo uma breve revisão utilizando o Material Didático Inovador, levando-se em conta que a turma já havia estudado sobre este assunto e logo em seguida deu-se continuidade falando sobre o conteúdo de função Afim, e Fazendo o uso do "Plano de Funções" foram construidos os gráficos desta função.


Foto: Cleone Neres
Foto: Cleone Neres

Foto: Cleone Neres



Foto: Lucas Nóbrega

E por fim para fixar melhor o conteúdo trabalhado, foi passado uma pequena atividade para que eles pudessem resolver para participar e interagir um pouco mais na oficina, construindo o gráfico no Plano de Funções.


Foto: Lucas Nóbrega

Foto: Lucas Nóbrega

Foto: Lucas Nóbrega




sexta-feira, 18 de março de 2016

Encontro entre bolsistas

No dia 17 de Março de 2016, os bolsistas Ramon Firmo, Cleone Neres, Lucas Nóbrega e Vaniele Alves estiveram reunidos na Escola Dr. João Ribeiro Ramos.
Na oportunidade foram definidos os passos a serem seguidos na aplicação do material didático inovador PLANO DE FUNÇÕES no ensino médio, levando em consideração alguns aspectos, erros e acertos na aplicação do material nas turmas do EJA I e EJA II 

Foto: Raimundo Rodrigues













Foto: Raimundo Rodrigues




Em postagens anteriores ficou claro que o  material foi desenvolvido com o intuito de ajudar os professores nas aulas de geometria analítica plana, auxiliando no ensino de alguns conceitos básicos de geometria, tais como: ponto, coordenadas, quadrantes e alguns gráficos.

sábado, 12 de março de 2016

Aplicação do Material Didático Inovador- PLANO DE FUNÇÕES- EJA II


No dia 10 de Março de 2016 os bolsistas Ramon Firmo, Cleone Neres e Lucas Nóbrega aplicaram na sala de Ensino de Jovens e Adultos II (EJA II) o material didático inovador Plano de Funções.

Supervisionados pela professora Sílvia Portela, os bolsistas explanaram sobre tópicos iniciais da Geometria Analítica Plana, tais como: apresentação do plano, eixos, pontos, coordenadas dos pontos, quadrantes e sinais das coordenadas.
Foto: Ramon Firmo
Para a exploração desses tópicos os bolsistas se utilizaram do mesmo plano usado na sala de Ensino de Jovens e adultos I (EJA I) 
O plano, assim como na aplicação no EJA I, foi de grande ajuda para o entendimento do que os bolsistas estavam tentando repassar. Por várias vezes os aplicadores da oficina recorriam ao plano para esclarecer alguns pontos que por ventura não ficassem entendidos. Nesta segunda aplicação, pode-se perceber que o material didático fazia com que os alunos entendessem com mais facilidade o conteúdo repassado, mostrando assim que o material pode ser um grande aliado nas aulas de geometria analítica para que os alunos consigam ver de perto e de forma um pouco mais concreta o que o professor escreve no quadro.

Foto: Ramon Firmo

Foto: Ramon Firmo

Foto: Ramon Firmo

Foto: Lucas Nóbrega
Foto: Lucas Nóbrega

sexta-feira, 11 de março de 2016

I Encontro do V Ciclo de Reflexões - Enem: A realidade da escola

Post do Ciclo
Por Márcio Nascimento
No dia 10 de Março de 2016 houve o primeiro encontro do V Ciclo de Reflexões do Subprojeto de Matemática, com um tema que veio a ter muita discussão entre os acadêmicos que ali estavam e também os supervisores, pois discutir a realidade das escola hoje em dia em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é bem complicado, pois abre várias questões que ficam no ar, sem tem respostas e problemas sem até o momento sem solução, discutiu-se com mais veemência sobre o grande apoio que as escolas fazem aos alunos, quase como se fosse uma obrigação colocá-los para se inscrever no exame, e além disso, a grande quantidade de ações que a escola coordena para que os alunos estejam no momento da prova preparados para fazê-la sem muita dificuldade, mas o que mais se discutiu no Ciclo de Reflexões foi se essa abordagem da escola, esse imenso apoio ao exame estava sendo o melhor caminho a ser trilhado, e claro, se as escolas o faziam da maneira correta, pois não se pode deixar de lembrar que a escola é uma formadora de cidadãos, desde o pré até o ensino médio, mas que em alguns casos citados no encontro do dia 10, haviam escolas que fugiam desse objetivo, pois por focar no ENEM, deixavam seu objetivos central fora, focando nos muitos resultados que elas obtém com o exame, muitas escolas já tornaram-se mecanizadas em fazer com que os alunos tornem-se "craques" na prova, e que consigam notas que impressionem, as escolas que sempre saem na frente, como foi citado no Ciclo de Reflexões, foram as escolas particulares, que por não terem vínculo com o governo, não precisam mostram resultados, números, então foca nos alunos mais bem preparados, e os inscreve, quando estes recebem suas notas, tem uma grande chance de colocar a escola particular "X" no topo do ranking das escolas com melhores notas, sendo assim, maquiando a verdadeira escola por trás daqueles resultados, pois se inscrever na prova não é obrigado para ninguém, as escolas públicas fazem a inscrição de todos os alunos por causa do governo que as pressiona, para ver como vai o ensino. Por meio de muitos fatores o exame também é como dito na discussão, mal formulado, pois como sabemos bem, o país que nos encontramos tem uma extensão territorial enorme, alem da grande diversificação cultural, onde nos estados mais pobres a educação não esta evoluída o suficiente como em estados mais desenvolvidos, como por exemplo um estado do sul, que está desenvolvido em infraestrutura e também em educação, e um estado do norte, que não tem nenhum dos dois fatores citados progrediu. É uma discussão para rever várias vezes, mas que neste encontro foi mais pautada nas escolas em que cada bolsista estava engajado e claro com os seus respectivos supervisores expressando seus comentários sobre suas escolas. Ficou no ar uma vontade de continuar a discussão, de seguir a diante, mas que somente o tempo do encontro não sanou isso.
Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento






Foto: Márcio Nascimento







Foto: Márcio Nascimento

Foto: Márcio Nascimento






Foto: Márcio Nascimento


quarta-feira, 9 de março de 2016

Planejamento para aplicação da Oficina do Material Didático Inovador "PLANO DE FUNÇÕES".

No dia 03 de Março de 2016, os bolsistas Ramon Firmo, Cleone Neres, Lucas Nóbrega e Vaniele Alves do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), estiveram reunidos na Escola Dr. João Ribeiro Ramos.
Neste encontro foram definidos os passos a serem seguidos na aplicação do material didático inovador PLANO DE FUNÇÕES que aconteceu por meio de uma oficina  nas turmas do EJA I e EJA II da mesma escola já citada acima.
Foto: Silvia Portela

Foto: Silvia Portela

Foto: Silvia Portela


















Foi pensado neste encontro em uma realização da OFICINA usando o PLANO DE FUNÇÕES de modo que fosse exposto os conceitos mais básicos a serem trabalhados em um plano cartesiano, pois seria aplicado nas turmas do EJA I e EJA II e levou-se em consideração que nestas turmas há uma clientela diversificada e que nem todos já tinham conhecimento sobre os conteúdos básicos de geometria analítica.


sábado, 5 de março de 2016

Aplicação do Material Didático Inovador - PLANO DE FUNÇÔES - EJA I


           Na noite do dia 03 de Março de 2016 os bolsistas Cleone Neres, Ramon Firmo e Vaniele Alves aplicaram numa turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA I)  da escola Dr. João Ribeiro Ramos a atividade utilizando o material didático inovador.  A professora da turma Sílvia Portela e supervisora dos bolsistas acompanhou o trabalho realizado, uma vez que, a atividade fora aplicada no tempo cedido nas suas aulas.

                                         
Foto: Sílvia Portela



Foto: Sílvia Portela
                                    


             Na atividade os bolsistas utilizaram o material didático para trabalhar com a turma o plano cartesiano. Foi explicado os sistema de eixos, as coordenadas, como localizar pontos no plano dadas as suas coordenadas e como identificar as coordenadas de um ponto no plano. Ao final das explicações foi aplicado um teste avaliativo sobre o exposto. 

Foto: Sílvia Portela



Foto: Sílvia Portela