quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Observação em sala

Na manhã do dia 28 de Outubro, o bolsista Ramon Firmo  do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), fez uma observação na aula da professora supervisora Sílvia Portela. As observações fazem parte da proposta do programa, sendo que elas ajudam o bolsistas na formação de uma identidade para que ele consiga exercer, futuramente, a profissão de professor de maneira mais segura embasada na experiência de outros profissionais, no caso, a professora.
Professora Sílvia Portela
Foto: Ramon Firmo
Na oportunidade a professora fez uma ligeira revisão sobre alguns conceitos de geometria plana e espacial, relembrando um pouco a Oficina Matemática em 3D. Logo após a revisão, a professora entrou em um assunto relativamente novo para os alunos, Sólidos de Revolução. Para auxiliar neste assunto, ela utilizou uma máquina que mostra de maneira sútil como alguns sólidos são gerados através do giro de uma figura plana.
Máquina que reproduz sólidos
Foto: Mariana Torres
 Depois da fala da professora e a apresentação da máquina para os alunos, estes tiveram a oportunidade de colocarem os conhecimentos adquiridos na aula em prática. Para isso, eles foram orientados a criarem figuras planas que quando fixadas no eixo da máquina de revolução gerassem sólidos. A escolha do sólido ficava a critério da professora.
Foto: Mariana Torres
Foto: Mariana Torres

Foto: Mariana Torres


Nenhum comentário:

Postar um comentário