quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MINICURSO: O USO DO WHATSAPP COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

No dia 15 de Setembro os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID),  da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) do subprojeto de Matemática, Cleone Neres, Lucas Nóbrega, Ramon Firmo, Vaniele Alves, Verônica Tabosa e a professora supervisora Sílvia Portela, atuantes na escola Doutor João Ribeiro Ramos ,  ministraram o minicurso "O USO DO WHATSAPP COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA". Atividade esta, que faz parte da programação do V Encontro PIBID/UVA.

Foto: Paulo Henrique
Na oportunidade os bolsistas procuraram relatar uma experiência com o uso do Whatsapp e do Facebook vivida na escola Doutor João Ribeiro Ramos, com a turma do 3º ano do ensino médio. Além disso, procuraram apresentar ferramentas que auxiliem o ensino-aprendizagem.
De início, o bolsista  Lucas Nóbrega discorreu um pouco sobre o uso das mídias como auxílio para o ensino-aprendizado, apresentado ideias que reforçam o avanço da tecnologia em todos os meios. Diante disso, ele procurou mostrar que a forma de ensinar não pode se tornar arcaica, tendo em vista que existem várias ferramentas que podem auxiliar no ensino, tornando-o dinâmico, moderno e eficiente.
Foto: Paulo Henrique
Logo após, o bolsista Ramon Firmo apresentou um vídeo onde o professor Mestre Carloney Alves relata experiência por ele vivida tendo o Facebook como auxiliador no ensino de Matemática. Nele, o professor destaca o PLANEJAMENTO como principal dica para que o uso da rede social venha a dar bons frutos. Posteriormente, o bolsista apresentou a definição e a aplicação do Podcast como ferramenta a ser utilizada na rede social WhatsApp. Mostrou ainda, alguns sites que auxiliam na divulgação e criação de Podcasts, tais como: PODBR,  MUNDOPODCAST e SOUNDCLOUDAinda, na sua fala, o mediador do minicurso apresentou outro vídeo de uma experiência do uso do Whatsapp no ensino da tabuada, em uma escola pública da Bahia. Mostrou também, que existem autores que defendem a ideia do uso das redes sociais (WhatsApp e Facebook) no ensino.

Foto: Paulo Henrique
Na sequência, o bolsista Cleone Neres relatou como surgiu e como estar sendo o andamento do uso dos grupos "Clube da Matemática" no WhatsApp e o "ClubMat" no Facebook na Turma do 3º ano da Escola Doutor João Ribeiro Ramos. Em sua fala, o bolsista  destacou os vários pontos positivos da experiência e deu a oportunidade dos presentes ouvirem áudios onde os alunos da turma davam suas opiniões sobre os grupos.

Foto: Paulo Henrique
Em seguida, o bolsista deu vez à professora Sílvia Portela para que ela apresentasse sua opinião sobre o uso dessas redes sociais no ensino e relatou como os grupos ajudam-a no ensino.
Foto: Paulo Henrique
A bolsista Vaniele Alves, em sua fala, destacou como é utilizado o grupo. Mostrou aos presentes que o procedimento adotado pelos administradores dos grupos é bem simples: Os alunos lançam dúvidas no grupo e os bolsistas buscam, da melhor forma possível, suprir essas dúvidas, com resolução de questões, postas no grupo em forma de imagem ou vídeos. Ainda deixou claro que os grupos servem como meios de troca de ideias e informações relacionadas ao dia a dia da escola. 

Foto: Paulo Henrique
Por fim, após várias opiniões formadas e apresentadas, após a apresentação do relato de experiência e de todos terem visto que o uso das mídias podem auxiliar no ensino, a bolsista Verônica Tabosa apresentou vários temas aos presentes e sugeriu que eles criassem áudios falando sobre os temas. Para isso, foi dado um tempo para que os presentes se organizassem e gravassem seus respectivos áudios.

Foto: Paulo Henrique
Foto: Paulo Henrique

Por fim, todos apresentaram seus áudios e alguns apresentaram opiniões de como foi o minicurso. Assim, foi finalizado o minicurso, com a equipe agradecendo a participação de todos e desejando que os presentes, futuramente, pudessem vir a usar alguma rede social como auxiliadora do ensino.

Foto: Paulo Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário