quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Atividade "AÇÃO MATEMÁTICA" na Escola de Ensino Médio Dr. João Ribeiro Ramos Realizada pelos bolsistas do PIBID/Matemática


No dia 19 de Novembro de 2014 os acadêmicos Antonio Ramon, Francisco Cleone, Francisco Lucas, Luana Sousa e Verônica Tabosa juntamente com a supervisora Silvia Portela, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), do subprojeto Matemática, realizaram na Escola de Ensino Médio Dr. João Ribeiro Ramos uma extensão do projeto AÇÃO MATEMÁTICA, projeto que visa trabalhar a Matemática de uma forma mais atraente e significativa.
Na oportunidade foram aplicadas algumas atividades matemáticas aos alunos da escola citada com o intuito de mostrar aos mesmo como o ensino da disciplina em questão pode ser feito de maneira dinâmica e divertida.

Foto: Sílvia Portela
Foto: Sílvia Portela
Foto: Verônica Tabosa
O bolsista Antonio Ramon apresentou aos alunos uma atividade denominada TIRO AO ALVO E ALMANAQUE MATEMÁTICO. Nesta, os alunos tinham como desafio resolver alguns problemas e/ou acertar um dardo em um alvo, objetivando assim, treinar o raciocínio lógico dos mesmos, a atenção na resolução dos problemas e treinar/testar a pontaria.

Foto: Antonio Ramon
O bolsista Francisco Cleone apresentou aos alunos da escola o CICLO TRIGONOMÉTRICO. Tal atividade visou apresentar de forma diferenciada aos alunos alguns conceitos de trigonometria fundamentais no ensino médio, tais como, as relações fundamentais, ângulos, etc.

Foto: Antonio Ramon
O acadêmico e bolsista Francisco Lucas apresentou aos alunos o TEODOLITO. Este, por sua vez, é um  instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia(http://pt.wikipedia.org/wiki/Teodolito).
O objetivo da apresentação desse instrumento era mostrar aos alunos a utilização do mesmo em situações reais, como na medição de alturas, distâncias, etc.

Foto: Antonio Ramon

A bolsista Luana Sousa, por sua vez, apresentou aos discentes da escola o DISCO DE FRAÇÃO e a TORRE DE HANÓI. O Disco de Fração foi apresentado com o intuito de auxiliar os alunos na visualização e compreensão do que vem a ser fração, equivalência e correspondência de frações. A Torre de Hanói foi apresentada como uma alternativa para o treino do raciocínio, memorização e solução de problemas.

Foto: Luana Sales
E, por fim, a bolsista Verônica Tabosa apresentou aos presentes o TANGRAM, JOGO DOS CARTÕES e DOMINÓ DOS ÂNGULOS. O conhecido TANGRAM foi visto de maneira não muito surpresa mas, ao mesmo tempo com atenção, tendo em vista as várias figuras que podem ser formadas com as peças que o compõem. O Jogo dos Cartões foi apresentado como uma novidade para os alunos, pois além de alguns nunca terem visto, o  mesmo envolvia problemas matemáticos  O Dominó dos Ângulos foi visto como uma novidade pelo alunos, afinal de contas, diferentemente do dominó habitual, o que foi apresentado exigia do jogador uma atenção especial, raciocínio e conhecimentos básicos de matemática.

Foto: Verônica Tabosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário